Por: Paulo Chagas | 11/11/2017

Com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser!”, o 1º Seminário de Sensibilização em Associativismo e Cooperativismo, realizado na manhã deste sábado, dia 11, na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Lages, orientou mulheres da região serrana sobre artesanato, agroecologia, agricultura familiar e outros trabalhos manuais.

Promovido pela Secretaria da Assistência Social e Habitação, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), em parceria com o Governo do Estado, o evento tratou de questões sobre independência feminina, empreendedorismo e economia solidária.

As mais de 200 pessoas convidadas receberam café da manhã e almoço e também puderam acompanhar apresentações culturais e exposições de produtos artesanais. O evento foi finalizado com um momento de troca de materiais entre os participantes.

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, acompanhado do deputado estadual Gabriel Ribeiro e do secretário Samuel Ramos, destacou a importância da presença feminina no mercado de trabalho, na liderança de organizações e na melhoria do mundo.

“A integração da mulher na vida social e econômica está cada vez mais necessária. A sociedade só vai evoluir quando houver mais presença de mulheres no empreendedorismo e na tomada de decisões. Foi-se o tempo em que a mulher era só a mãe de família e a dona de casa, com atuação muito limitada. Hoje, na vida moderna, é necessário que ela participe da vida como um todo”.

 

Fotos: Ary Barbosa / Prefeitura de Lages