No Result
View All Result
Lages Hoje
  • Home
  • Sobre
  • Contato
  • Geral
  • Cidade
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Pela Serra
  • Pelo Estado
  • Pelo País
  • Saúde
  • Blogs
    • Paulo Chagas
    • Edson Varela
    • Milton Barão
    • Olivete Salmória
No Result
View All Result
Lages Hoje
No Result
View All Result

Projeto cria incentivos fiscais para a reciclagem de lixo

Paulo Chagas por Paulo Chagas
Novembro 30, 2021
in Meio Ambiente
0
Projeto cria incentivos fiscais para a reciclagem de lixo

São Paulo - Latas de alumínio destinadas a reciclagem.

O PL 6.545/2019 prevê incentivos fiscais à reciclagem, criação de fundos para apoio à atividade e emissão de títulos para financiar projetos. Após aprovação no Senado, proposta vai à sanção presidencial

Após aprovação no Plenário do Senado, vai à sanção o Projeto de Lei 6.545/2019, que cria incentivos fiscais à indústria da reciclagem e emissão de títulos para financiar projetos, agora aguarda análise no plenário da Casa. O PL cria também o Fundo de Apoio para Ações Voltadas à Reciclagem (Favorecicle) e Fundos de Investimentos para Projetos de Reciclagem (ProRecicle).

Pelo texto, os recursos do Favorecicle deverão vir de doações, do Orçamento da União, de convênios e acordos de cooperação, além de rendimentos das aplicações em fundo de investimento específico. De acordo com o especialista em Direito Ambiental Alexandre Aroeira Salles, esses incentivos fiscais são positivos para o desenvolvimento de projetos que estimulem a cadeia produtiva da reciclagem.

“Os incentivos previstos pelo projeto são importantes para uma mudança de cultura. Muda-se a cultura de um povo, de uma nação, de uma cidade, de um bairro e até mesmo dentro das organizações das empresas por meio de incentivos. E o poder público pode incentivar dando e facilitando mecanismos como doação e redução de tributos”. 

O relator da matéria, senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), defende que o projeto vai auxiliar famílias de catadores de lixo no país. “Nós precisamos despoluir a humanidade e aqui temos um grande projeto que vem nessa direção. Quando fui prefeito de São Borja (RS) nós instituímos um programa de coleta seletiva de lixo e construímos uma cooperativa de catadores de lixo com 25 funcionários, ajudamos essa cooperativa e eles tiveram um grande sucesso. Então, é um grande projeto essa ideia do deputado Carlos Gomes (Republicanos/RS).”

Já para os Fundos de Investimentos para Projetos de Reciclagem (ProRecicle), as operações, rendimentos, remunerações e ganhos de capital ficarão isentos do Imposto de Renda das pessoas físicas e jurídicas e do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos Mobiliários (IOF). 

Os projetos executados com recursos do Favorecicle e do ProRecicle deverão ser acompanhados e avaliados pelo Ministério do Meio Ambiente, que será obrigado a conceder anualmente um certificado de reconhecimento a investidores, beneficiários e empresas que se destacarem pela contribuição à reciclagem.

Dedução do Imposto de Renda

Para incentivar as indústrias e as entidades dedicadas à reutilização, ao tratamento e à reciclagem de resíduos sólidos produzidos no território nacional, o texto propõe que a União, pelo prazo de cinco anos após a promulgação da lei, ofereça às pessoas físicas e jurídicas tributadas pelo sistema de lucro real a opção de deduzir do Imposto de Renda os valores gastos com projetos de reciclagem previamente aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O o limite de dedução será de até 1% do imposto devido para pessoas jurídicas e 6% para pessoas físicas.

  • Esses projetos deverão estar voltados às seguintes ações:
  • Capacitação, formação e assessoria técnica a entidades que atuem com reciclagem ou reuso de materiais.
  • Incubação, implantação e adaptação de infraestrutura física para micro e pequenas empresas, cooperativas, indústrias, associações de catadores e empreendimentos sociais solidários que atuem no setor.
  • Pesquisas e estudos sobre a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Segundo Salles, a dedução no Imposto de Renda é importante para estimular ainda mais aqueles que já reciclam, mas o especialista defende que medidas de punição também devem ser levadas em conta. “A minha percepção é que nós deveríamos ter tanto estímulo via redução da carga tributária para aqueles que assim agem, como também multa para os que não fizerem a adequação da separação do seu lixo para fins de reciclagem”, pontua.

Indústria da reciclagem

Durante reunião na Comissão de Meio Ambiente (CMA), o autor do PL 6.545/2019, deputado Carlos Gomes (Republicanos/RS), afirmou que no Brasil somente 3% dos resíduos são reciclados e que o país poderia chegar até 35% de aproveitamento desse material.

Além disso, segundo o parlamentar, aumentar a reciclagem geraria mais de R$10 bilhões por ano, bem como empregos para milhões de pessoas. Ele observa que a falta de uma política de incentivos é um dos principais problemas do setor, que demanda mão de obra, máquinas e locais apropriados.

O especialista em Direito Ambiental Alexandre Aroeira Salles complementa que criar uma política nacional prevendo o estímulo à reciclagem é um passo fundamental para a eficiência da política de resíduos sólidos. “De nada adianta termos uma política nacional de resíduos sólidos se a sociedade, a indústria e as empresas, de um modo geral, não criarem uma rígida estrutura de incentivos para a seleção dos lixos com a possibilidade de aproveitamento daquilo que se torna reciclável”, conclui.

Fonte: Brasil 61

Tags: incentivos fiscaisMancheteprojetoreciclagem de lixo
Previous Post

Programa Juro Zero completa 10 anos com quase R$ 400 milhões em créditos para geração de novos negócios

Next Post

O primeiro navio cargueiro elétrico autônomo do mundo completou a sua primeira viagem

Next Post
O primeiro navio cargueiro elétrico autônomo do mundo completou a sua primeira viagem

O primeiro navio cargueiro elétrico autônomo do mundo completou a sua primeira viagem

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

No Result
View All Result

Artigos recentes

  • Banco da Família registra crescimento nos negócios e aumento do ticket médio
  • Confiança da população no TJSC cresce e uso de serviços digitais do Judiciário aumenta
  • Segundo lote de ingressos para Guilherme & Benuto e Fernando & Sorocaba liberado nesta quarta-feira (21 de maio)
  • Obras essenciais preparam locais de competição para Jogos Paradesportivos de Santa Catarina
  • Sapecada da Canção Nativa agora é patrimônio de Lages

Comentários recentes

  • Região de Lages abre mais de 200 oportunidades de trabalho para vagas efetivas, safristas e temporárias em Região de Lages abre mais de 200 oportunidades de trabalho para vagas efetivas, safristas e temporárias 
  • news-1747143261613-3532 – News Conect Inteligencia Digital em Vem aí a Semana Municipal da Transparência Pública em Lages
  • Valmir longo em Festa do Pinhão gera 1,4 mil empregos temporários somente no evento
  • Márcia em “Nos Braços da Poesia” apresenta mais de cem poemas de Ivanilda Godinho
  • Artur Hugen em Audiência Pública em São Joaquim mobiliza autoridades para a continuidade das obras de logística da Rota Turística Caminhos da Neve

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Novembro 2024
  • Outubro 2024
  • Setembro 2024
  • Agosto 2024
  • Julho 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Dezembro 2023
  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Agosto 2023
  • Julho 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Agosto 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017

Categorias

  • Cidade (4.461)
  • Cultura (305)
  • Educação (984)
  • Esportes (1.849)
  • Geral (4.589)
  • Manchete (5)
  • Meio Ambiente (100)
  • Pela Serra (1.482)
  • Pelo Estado (4.785)
  • Pelo Mundo (69)
  • Pelo País (2.125)
  • Política (3.482)
  • Saúde (1.731)
  • Segurança (344)
  • Sem categoria (11)
  • Uncategorized (408)
  • Variedades (606)
  • Video (13)
Vídeo
  • #849 (sem título)
  • Blog Full Width
  • Blog Left Sidebar
  • Blog Right Sidebar
  • Busca
  • Colunista
  • Colunistas
  • Contato
  • Emprego em Lages
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6
  • Home 8
  • Home Ads
  • Lages Hoje
  • News
  • Politica de Privacidade
  • Post Block List
  • Post Grid
  • Post Grid 2
  • Post Slide
  • Post Tab
  • Sample Page
  • Social Widgets
  • Ultimas Noticias
  • XML Destaques
  • Sobre
  • Contato

© 2019 - Lages Hoje - Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • #849 (sem título)
  • Blog Full Width
  • Blog Left Sidebar
  • Blog Right Sidebar
  • Busca
  • Colunista
  • Colunistas
  • Contato
  • Emprego em Lages
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6
  • Home 8
  • Home Ads
  • Lages Hoje
  • News
  • Politica de Privacidade
  • Post Block List
  • Post Grid
  • Post Grid 2
  • Post Slide
  • Post Tab
  • Sample Page
  • Social Widgets
  • Ultimas Noticias
  • XML Destaques
  • Sobre
  • Contato

© 2019 - Lages Hoje - Todos os direitos reservados