Notícias de Lages e da Região

Prefeitura de Lages apoia projeto que valoriza patrimônio histórico e cultural da Serra Catarinense

A Prefeitura de Lages está apoiando o projeto “Raízes da Serra – Mateando as Raízes Vivas da Serra Catarinense”, desenvolvido por alunos e professores da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior. A iniciativa busca aproximar os jovens da história e do patrimônio local, unindo inovação, cultura, turismo educativo e tecnologia.

O projeto nasceu após pesquisa com estudantes que revelou desconhecimento sobre os monumentos da cidade. Como resposta, foi criado o site www.raizserrana.com.br, com informações interativas, roteiros, vídeos e entrevistas, além de QR Codes instalados em pontos turísticos como a Catedral Diocesana, Os Tropeiros e As Lavadeiras.

Além do conteúdo digital, os alunos também promovem ações de preservação ambiental, como o plantio de mudas de araucária, símbolo da região. O projeto já foi apresentado na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fecitec/SC), recebendo premiação e avançando para a fase regional em Florianópolis.

A Prefeitura apoia o projeto por meio das secretarias de Turismo e Serviços Públicos, com instalação dos totens e incentivo a novas ações de valorização cultural. Durante a Festa Nacional do Pinhão, também cedeu espaço para exposição de telas e artesanato dos estudantes no Mercado Público Municipal.

Com caráter interdisciplinar, o “Raízes da Serra” fortalece o sentimento de pertencimento dos jovens à Serra Catarinense e transforma a forma como eles se relacionam com sua identidade e história.