O deputado estadual Gabriel Ribeiro nesta quinta-feira (5) informou ao presidente da Amures e prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier (Tio Ligas), e a outros seis prefeitos da região que os 58 futuros PMs em treinamento no 6º Batalhão, com sede em Lages poderão permanecer na Serra após o curso de formação.
O deputado ainda informou que estes PMs deverão ir para as ruas a partir de dezembro, quando acaba o treinamento, e que vão permanecer na Serra. No documento entregue pelo presidente da Amures ao comandante consta a necessidade de policiamento em cada município da jurisdição do Batalhão de Lages, no total de 75 PMs.
A defasagem, pelo levantamento da Amures, deverá cair para 17 policiais em toda a região. Além de Otacílio Costa, estavam na reunião os prefeitos de Capão Alto, Urubici, Urupema, Cerro Negro, Anita Garibaldi e Celso Ramos.
Além disso, o prefeito Luiz Carlos Xavier entregou um documento a Hemm em que pede a elevação do Pelotão de São Joaquim para a categoria de Companhia da PM. Tio Ligas argumenta, entre outras coisas, que o Pelotão da PM em São Joaquim atende uma área maior do que a de algumas companhias, como Turvo e Garopaba. O comandante respondeu que se trata de uma questão técnica que precisa ser analisada.
Abaixo, o mapeamento sugerido pela Amures:
Lages: 20, Bocaina do Sul: 2, Painel: 2, São José do Cerrito: 1, Celso Ramos: 3, Cerro Negro: 1, Campo Belo do Sul: 1, Capão Alto: 2, Abdon Batista: 4, Anita Garibaldi: 4, Otacílio Costa: 4, São Joaquim: 8, Bom Jardim da Serra: 4, Urupema: 2, Urubici: 1, Rio Rufino: 2, Correia Pinto: 4, Ponte Alta: 3, Alfredo Wagner: 2, Bom Retiro: 2, Palmeira: 3. Total: 75.
Fotos: Cristina Gallo/Alesc