Tempo nublado e instável em Santa Catarina deve persistir até a terça-feira (10)
Santa Catarina terá mais uma semana de muito frio. A atuação de uma massa de ar seco e de origem polar irá provocar uma queda significativa nas temperaturas a partir desta segunda-feira (9), que será sentida especialmente nas noites e madrugadas. Este sistema deve permanecer sobre todo o Sul do Brasil durante toda a semana.
O monitoramento meteorológico da Defesa Civil explica que o avanço do ar frio vai ser gradativo. Nesta segunda-feira, as temperaturas seguem baixas no amanhecer, com mínimas de 3°C a 10°C entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, e entre 8°C e 16°C nas demais regiões. O tempo permanece instável em todo o estado, com a presença de muitas nuvens no Grande Oeste e condições para chuva intermitente no decorrer do dia e, por vezes, com moderada a forte intensidade entre os Planaltos e o Litoral.
Na terça-feira (10), o tempo volta a ficar firme. O sol predomina no Grande Oeste e aparece entre variação de nuvens nos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral. Mesmo com sol, por conta da alta pressão atmosférica, o frio polar se estabelece e as temperaturas caem um pouco mais no amanhecer, com mínimas entre 1°C e 8°C entre o Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana, e variam entre 08°C e 14°C nas demais regiões. Há condições para geada ampla. As máximas não passam dos 20°C no Extremo Oeste e no Litoral e variam entre 14°C e 18°C nas demais regiões.
O pico do frio deve acontecer na madrugada de quarta-feira (11), quando as previsões indicam temperaturas mínimas bem abaixo de 0°C nos Planaltos Sul e Norte e nas áreas mais altas do Meio-Oeste. No Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serra as mínimas tendem a chegar a valores ligeiramente abaixo de 5°C e no Litoral abaixo de 10°C. O deslocamento do sistema de alta pressão para o oceano favorece pancadas isoladas de chuva no leste catarinense. No Grande Oeste, o tempo segue firme, com sol e poucas nuvens.
Até pelo menos terça-feira, o mar segue agitado no decorrer do dia, com ondas entre 2,0 m e 3,0 m. Com isso, o risco é moderado para riscos associados à agitação marítima.
Fonte: Portal TVBV