No Result
View All Result
Lages Hoje
  • Home
  • Sobre
  • Contato
  • Geral
  • Cidade
  • Educação
  • Esportes
  • Política
  • Pela Serra
  • Pelo Estado
  • Pelo País
  • Saúde
  • Blogs
    • Paulo Chagas
    • Edson Varela
    • Milton Barão
    • Olivete Salmória
No Result
View All Result
Lages Hoje
No Result
View All Result

Estado e Celesc modernizam estrutura energética da Serra com ampliação de subestação e nova rede trifásica

Paulo Chagas por Paulo Chagas
Maio 8, 2025
in Pela Serra
0
Estado e Celesc modernizam estrutura energética da Serra com ampliação de subestação e nova rede trifásica

O Governo de Santa Catarina e a Celesc entregaram nesta quinta-feira, 8, duas importantes obras para a modernização do sistema elétrico do Planalto Serrano. A ampliação da Subestação Otacílio Costa (OCA) e a entrega de 9,2 quilômetros de rede trifásica na comunidade de Águas Paradas visam garantir maior estabilidade energética para a região, favorecendo seu desenvolvimento econômico e melhorando a qualidade de vida da população. A entrega simbólica ocorreu durante a apresentação do programa SC Levada a Sério – Prestando Contas em Lages para prefeitos e lideranças da Amures.

A ampliação da Subestação Otacílio Costa faz parte do Plano de Investimentos 2023-2026 da Celesc e consiste na substituição do transformador antigo de 9MVA (69/23kV) por um novo de 16,67MVA (138/23kV), ampliando a capacidade de transformação da subestação em 85%. O investimento total foi de R$ 9,95 milhões.

A Subestação Otacílio Costa, que atende atualmente 8.825 unidades consumidoras, agora está mais preparada para suportar o crescimento econômico da região e a expansão da demanda por energia elétrica.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, enfatizou a importância do investimento como parte de uma política de infraestrutura robusta. “A modernização da Subestação Otacílio Costa é um exemplo claro de como o Estado está preparado para acompanhar o crescimento econômico com responsabilidade e visão de futuro. Investir em energia é investir em oportunidades”, declarou o governador.

Já o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, destacou o papel estratégico do investimento para o futuro energético da região serrana. “Essa entrega representa mais do que uma melhoria técnica – é um compromisso com o desenvolvimento regional. Estamos garantindo energia para atrair investimentos, fortalecer a indústria local e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

O diretor de Distribuição da Celesc, Claudio Varella, explicou que a nova configuração reduzirá a sobrecarga no transformador. “A operação geral da subestação será mais eficiente, o que proporcionará um serviço de energia de melhor qualidade para os consumidores”, disse.

Além da troca do transformador, a Casa de Comando da subestação passou por uma reforma completa. As melhorias incluíram a substituição do telhado, pintura interna e externa, instalação de novos aparelhos de ar condicionado, troca do piso, ampliação do número de janelas, substituição das portas, além da atualização do sistema elétrico de iluminação e readequação da iluminação de emergência. Essas ações, embora indiretas, são fundamentais para garantir a melhora na operação da subestação.

Nova rede trifásica

A nova rede trifásica entregue nesta quinta-feira beneficia diretamente a comunidade de Águas Paradas e vai contribuir para o fortalecimento da infraestrutura energética da região. A iniciativa integra o plano da Celesc de substituição de redes monofásicas por trifásicas, que já resultou na implantação de mais de 500 km de novas redes em áreas rurais e regiões com potencial de crescimento econômico. Recentemente, mais 500 quilômetros de rede trifásica foram anunciados.

Mediante investimento de R$ 999.892,79, a rede implantada possui aproximadamente 9,2 quilômetros de extensão, conta com a instalação de 105 postes e utiliza cabo protegido de 35mm², garantindo mais robustez e confiabilidade ao fornecimento de energia elétrica. Com essa modernização, a comunidade de Águas Paradas passa a ser atendida pela subestação de Otacílio Costa, que se encontra a menos de 20 km de distância da localidade, substituindo o atendimento anterior feito pela subestação de São Cristóvão, situada a cerca de 75 km da comunidade.

Essa importante entrega proporciona maior segurança energética e abre caminho para o desenvolvimento econômico e social tanto da comunidade local quanto de todo o município.

A gerente da Celesc, Vanessa Arruda Salvati, destacou a relevância da obra: “A construção dessa nova rede representa um avanço fundamental para Otacílio Costa. Com energia de melhor qualidade e maior estabilidade, conseguimos atender de forma mais eficiente as necessidades da população e impulsionar o desenvolvimento da região.”

LogoImprensa CelescAdministração Central
ADC/ASEC
[email protected]
Tags: ampliação de subestaçãoCelescEstadoestrutura energéticamodernizamrede trifásicaSerra
Previous Post

Servidores do IMA-SC se preparam para implantar auditoria de licenciamento ambiental

Next Post

Programa Lar Legal Rural é apresentado em Lages

Next Post
Programa Lar Legal Rural é apresentado em Lages

Programa Lar Legal Rural é apresentado em Lages

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

No Result
View All Result

Artigos recentes

  • Banco da Família registra crescimento nos negócios e aumento do ticket médio
  • Confiança da população no TJSC cresce e uso de serviços digitais do Judiciário aumenta
  • Segundo lote de ingressos para Guilherme & Benuto e Fernando & Sorocaba liberado nesta quarta-feira (21 de maio)
  • Obras essenciais preparam locais de competição para Jogos Paradesportivos de Santa Catarina
  • Sapecada da Canção Nativa agora é patrimônio de Lages

Comentários recentes

  • Região de Lages abre mais de 200 oportunidades de trabalho para vagas efetivas, safristas e temporárias em Região de Lages abre mais de 200 oportunidades de trabalho para vagas efetivas, safristas e temporárias 
  • news-1747143261613-3532 – News Conect Inteligencia Digital em Vem aí a Semana Municipal da Transparência Pública em Lages
  • Valmir longo em Festa do Pinhão gera 1,4 mil empregos temporários somente no evento
  • Márcia em “Nos Braços da Poesia” apresenta mais de cem poemas de Ivanilda Godinho
  • Artur Hugen em Audiência Pública em São Joaquim mobiliza autoridades para a continuidade das obras de logística da Rota Turística Caminhos da Neve

Arquivo

  • Maio 2025
  • Abril 2025
  • Março 2025
  • Fevereiro 2025
  • Janeiro 2025
  • Dezembro 2024
  • Novembro 2024
  • Outubro 2024
  • Setembro 2024
  • Agosto 2024
  • Julho 2024
  • Junho 2024
  • Maio 2024
  • Abril 2024
  • Março 2024
  • Fevereiro 2024
  • Janeiro 2024
  • Dezembro 2023
  • Novembro 2023
  • Outubro 2023
  • Setembro 2023
  • Agosto 2023
  • Julho 2023
  • Junho 2023
  • Maio 2023
  • Abril 2023
  • Março 2023
  • Fevereiro 2023
  • Janeiro 2023
  • Dezembro 2022
  • Novembro 2022
  • Outubro 2022
  • Setembro 2022
  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Agosto 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017

Categorias

  • Cidade (4.461)
  • Cultura (305)
  • Educação (984)
  • Esportes (1.849)
  • Geral (4.589)
  • Manchete (5)
  • Meio Ambiente (100)
  • Pela Serra (1.482)
  • Pelo Estado (4.785)
  • Pelo Mundo (69)
  • Pelo País (2.125)
  • Política (3.482)
  • Saúde (1.731)
  • Segurança (344)
  • Sem categoria (11)
  • Uncategorized (408)
  • Variedades (606)
  • Video (13)
Vídeo
  • #849 (sem título)
  • Blog Full Width
  • Blog Left Sidebar
  • Blog Right Sidebar
  • Busca
  • Colunista
  • Colunistas
  • Contato
  • Emprego em Lages
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6
  • Home 8
  • Home Ads
  • Lages Hoje
  • News
  • Politica de Privacidade
  • Post Block List
  • Post Grid
  • Post Grid 2
  • Post Slide
  • Post Tab
  • Sample Page
  • Social Widgets
  • Ultimas Noticias
  • XML Destaques
  • Sobre
  • Contato

© 2019 - Lages Hoje - Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • #849 (sem título)
  • Blog Full Width
  • Blog Left Sidebar
  • Blog Right Sidebar
  • Busca
  • Colunista
  • Colunistas
  • Contato
  • Emprego em Lages
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6
  • Home 8
  • Home Ads
  • Lages Hoje
  • News
  • Politica de Privacidade
  • Post Block List
  • Post Grid
  • Post Grid 2
  • Post Slide
  • Post Tab
  • Sample Page
  • Social Widgets
  • Ultimas Noticias
  • XML Destaques
  • Sobre
  • Contato

© 2019 - Lages Hoje - Todos os direitos reservados