De acordo com levantamento da Logcomex, o estado sozinho do importou US$ 300 milhões, seguido por painéis solares, com US$ 289 milhões no primeiro trimestre do ano
No primeiro trimestre de 2022, houve um crescimento nas quantidades transacionadas de operações de importação. Segundo levantamento da Logcomex, startup que oferece sistemas de big data e automação para o comércio exterior, o valor importado pelo Brasil no primeiro trimestre de 2022 foi de US$ 60,2 bilhões – um crescimento de 13,57% em relação ao mesmo período em 2021, que tinha sido de US$ 53 bilhões.
A importação de cátodos e elementos de cobre refinado somaram mais de US$ 300 milhões no estado em importação, fornecendo os insumos necessários ao consumidor final. “Se analisarmos os principais produtos importados, o cobre é um dos principais metais importados no Brasil, desde 2019, antes da pandemia da covid-19”, destaca Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex. “Essas importações servem para ajudar o Brasil e a América Latina – mais precisamente Chile – a lidarem com a crise financeira que o vírus e a guerra entre a Ucrânia e a Rússia causaram”, finaliza.
Seguindo por painéis solares na lista, ureia, outros conversores elétricos e produtos laminados planos estão no top cinco da lista de importação do estado. Confira a lista completa abaixo, divulgado pela Logcomex:
- Cátodos e elementos de cobre refinado – $300.842.683,00
- Painéis solares – $289.434.110,00
- Ureia – $223.613.003,45
- Outros conversores elétricos – $88.732.330,76
- Produtos laminados planos (folheados) – $85.947.648,06
- Produtos laminados planos (alumínio) – $73.935.233,00
- Alumínio não ligado – $72.920.044,97
- Automóveis com motor explosão – $69.099.909,00
- Cloreto de vinila – $62.665.006,14
- Salmão do atlântico – $61.718.667,00
Para acessar o levantamento, basta acessar o Logcomex Search, plataforma de inteligência para operações de importação da startup.
Sobre a Logcomex:
Fundada em 2016, pelos empreendedores Helmuth Hofstatter Filho e Carlos Souza, a Logcomex é uma startup que se propõe a organizar as informações do comércio global para transformar a maneira que as empresas fazem negócios. Oferecendo produtos de automação e Big Data para todos os elos do comércio exterior, a Logcomex atua em duas frentes: inteligência comercial (informações do mercado, trazendo dados da importação brasileira, por exemplo) e automação de tarefas (com organização e centralização de informações do cliente).