A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na segunda-feira, 26, solenidades de condecorações do seu efetivo em alusão ao Dia do Soldado. Em várias unidades no estado, policiais receberam homenagens. Em Florianópolis, o evento ocorreu na Academia da Polícia Militar da Trindade.
Na solenidade, os policiais foram condecorados com brasões de mérito pessoal, medalhas de corpo de tropa, mérito por tempo de serviço (a medalha de mérito por tempo de serviço é concedida ao policial militar que tenha completado cada decênio de tempo de serviço, seja de 10, 20 ou 30 anos) e a medalha de Mérito Policial Militar Coronel Lopes Vieira.
Participaram da comemoração o comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), coronel Cleber Pires, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco Oliveira Neto, o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, o desembargador-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12 ª Região (TRT), Amarildo Carlos de Lima e o deputado estadual Mário Motta.
O Dia do Soldado é comemorado no Brasil, anualmente, no dia 25 de agosto. A data celebra a atividade exercida pelos soldados, que trabalham e lutam pela proteção da sociedade. O dia é em homenagem ao nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, que mais tarde se tornou o patrono do Exército Brasileiro.
Para o comandante-geral da PMSC as condecorações simbolizam a importância da dedicação dos policiais em suas funções diárias. “Essa corporação é formada por homens e mulheres aguerridos em fazer o melhor em favor da sociedade catarinense”, completou o coronel Pelozato.
O marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caixas, Patrono do Exército, simboliza o ideal do perfil dos militares, caracterizado pelas seguintes peculiaridades: hierarquia e disciplina; dedicação exclusiva ao trabalho; riscos inerentes à profissão; disposição permanente; exigências físicas, mentais e psicológicas; formação específica; aperfeiçoamento e treinamento constantes.
Condecorações
As comemorações do Dia do Soldado foram marcadas pela entrega de medalhas aos policiais militares e civis. Essas condecorações, além de um reconhecimento pelos serviços em prol da corporação, é uma forma de agradecimento do Comando-Geral da PMSC por toda dedicação ao serviço policial militar.
Foram entregues brasões de Mérito Pessoal (portaria nº 492/2007) destinado a homenagear oficiais e praças da polícia militar que se destacam por seus méritos e aqueles que devam ser recompensados por apresentarem o melhor desempenho profissional.
Também foram entregues medalhas Corpo de Tropa aos oficiais e praças da Polícia Militar que desenvolvam suas atividades em organizações policiais militares que possuem a missão principal. A medalha Corpo de Tropa é classificada em três categorias: ouro, prata e bronze.
A medalha Lealdade e Constância foi criada visando prestigiar os policiais militares transferidos para a reserva remunerada ou reformados em decorrência do serviço policial militar.
A medalha de Mérito por Tempo de Serviço é concedida ao policial militar que tenha completado cada decênio de tempo de serviço, seja de 10, 20 ou 30 anos e que neste período tenha prestado bons serviços nas funções desempenhadas.
O título honorífico Amigo da Polícia Militar é uma forma de agradecimento aqueles que têm contribuído para o sucesso da instituição da PMSC. O título é conferido aos militares, civis e instituições que em razão de serviços prestados tenham participado sensivelmente para o engrandecimento da corporação.
A medalha do Mérito Policial Militar – Coronel Lopes Vieira é destinada a homenagear oficiais e praças da Polícia Militar, militares das Forças Armadas e militares estaduais de outras corporações nacionais ou estrangeiras, civis ou instituições, que se distingam por ato ou trabalho excepcional, no exercício da profissão, em prol da corporação ou da coletividade, e consideradas credoras dessa homenagem pela corporação.
A comenda Barriga Verde da Polícia Militar, instituída pelo decreto nº 3.980 de 2006, destina-se a homenagear e enaltecer pessoas físicas e jurídicas, civis, personalidades, órgãos públicos nacionais ou estrangeiros, militares estaduais e das forças armadas, que tenham contribuído destacadamente para o engrandecimento da PMSC.
Por último, foi concedida a medalha Cruz de Bravura Policial Militar aos integrantes da corporação que, no cumprimento do dever, se distinguiram por atos excepcionais de desprendimento, espírito de sacrifício, coragem e bravura, com risco de vida, devidamente comprovado.
:: Veja abaixo a mensagem do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa
Escrito por:
ASCOM | PMSC
Marcelo Passamai – Assessoria de Comunicação Social – Centro de Comunicação Social – PMSC
Postagens mais Recentes
Governo do Estado investe em tecnologia de última geração no Hemosc
SECOM Rádioago 27, 202410 minutos atrás
AVISO DE PAUTA: Infraestrutura libera parte inferior do viaduto do Guamiranga nesta terça
ASCOM | SIEago 27, 202417 minutos atrás
Em Brusque, secretário da Infraestrutura apresenta obras em andamento no Vale do Itajaí e anuncia novos investimentos
SECOM Rádioago 27, 202436 minutos atrás
Governo do Estado e fundo internacional assinam acordo de cooperação para a criação da Invest SC Digital
SECOM Rádioago 27, 202442 minutos atrás