Por: Paulo Chagas | 09/11/2017

 

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), em discurso na sessão solene em homenagem às Santas Casas, nesta quinta-feira (09), pediu a união dos parlamentares em torno da derrubada do veto do presidente da República Michel Temer à lei de cria um programa especial de empréstimo a esses hospitais filantrópicos.

Para a presidente da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, o veto presidencial fere de morte a lei que foi aprovada com tanto esforço pela Casa.

“Vetar porque os hospitais estão inadimplentes é tornar a lei inócua. Este veto não se justifica. Eles estão inadimplentes porque a tabela de serviços do SUS não é reajustada há décadas”, afirmou a parlamentar.

Em seguida, a deputada, que articulou a votação da proposta que criou o programa de financiamento Pró-Santas Casas, conclamou: “Precisamos enfrentar este tema com coragem. Só podemos garantir o atendimento da população derrubando este veto na próxima sessão do Congresso Nacional (dia 22 de novembro). Caso contrário, a crise financeira vai se agravar porque esses hospitais não poderão ter acesso ao financiamento”.

As Santas Casas de Misericórdia estão no Brasil desde 1543 e são responsáveis por 53% do atendimento do SUS.

Foto: Robson Gonçalves/PPS