No Result
View All Result
Lages Hoje
  • Sobre
  • Geral
  • Cidade
  • Política
  • Pelo Estado
  • Saúde
  • Parceiros
    • Paulo Chagas
    • São Joaquim Online
    • Edson Varela
    • Olivete Salmória
    • Milton Barão
  • Emprego em Lages
No Result
View All Result
Lages Hoje
No Result
View All Result

Câmara de Vereadores aprova as contas da administração da Prefeitura de Lages

Paulo Chagas por Paulo Chagas
Julho 21, 2022
in Política
0
Câmara de Vereadores aprova as contas da administração da Prefeitura de Lages

Prefeito Antonio Ceron teve as contas de 2021 aprovadas pelo Legislativo

Sessão ordinária de terça-feira (19 de julho), em votação única e por unanimidade de votos favoráveis

Da mesma forma como aconteceu em relação aos três primeiros anos da atual administração pública municipal, liderada pelo Poder Executivo – prefeito Antonio Ceron e pelo vice Juliano Polese, houve a aprovação das contas do exercício do ano de 2020, pela Câmara de Vereadores, em sessão ordinária na terça-feira (19 de julho), em votação única e por unanimidade de votos favoráveis. Esta votação fecha o quadro de aprovação das contas de todos os quatro anos da primeira gestão – 2017, 2018, 2019 e 2020. Esta foi a ordem do dia do Poder Legislativo na terça-feira (19), com o Projeto de Decreto Legislativo nº: 0011/2022, de autoria da Comissão de Finanças, Indústria, Agricultura, Comércio e Turismo (CFIACT).  

A decisão do Poder Legislativo confirma os pareceres de aprovação emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) e pelo Ministério Público de Contas (MPC) de Santa Catarina, em agosto de 2021, em que os documentos certificadores destes dois órgãos oficiais de legitimidade na análise de informações orçamentárias e financeiras já recomendavam que a Câmara de Vereadores procedesse pela aprovação das contas.

O prefeito Antonio Ceron argumenta que, “nós somos gestores dos recursos financeiros públicos e enquanto servidores temos de administrar o dinheiro da sociedade com competência e austeridade, por isto. o Município corresponde a todas as exigências legais do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público de Contas. Em saúde, educação e quanto ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Lages executa ações e projetos com investimentos superiores aos indicadores estipulados na Lei de Responsabilidade Fiscal. Para os próximos quatro anos – 2021 – 2024, o compromisso está mantido com gestão responsável dos tributos dos contribuintes, revertidos em investimentos para a melhoria da vida das pessoas”. Por sua vez, o secretário da Administração e Fazenda, Antonio Cesar Arruda, pontua: “A Câmara de Vereadores corroborou a deliberação do TCE e do MPC. A prefeitura de Lages teve suas contas aprovadas nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, ou seja, em todos os anos da primeira gestão pública municipal do prefeito Antonio Ceron e vice Juliano Polese.” O secretário ressalta que, “o rito geralmente consiste em a Câmara de Vereadores comunicar ao TCE o cumprimento do preceito constitucional. Está tudo dentro da lei.”

Relembre os detalhes

No ano passado (2021), pelo quarto ano consecutivo, a prefeitura de Lages obteve a aprovação de sua prestação de contas. A mais recente no exercício do ano de 2020, expedida pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) e pelo Ministério Público de Contas (MPC) de Santa Catarina. Os dados contábeis da receita orçamentária e despesa, contidos no relatório do Balanço Geral Anual, foram analisados sob critérios pertinentes à execução orçamentária e financeira, transparência na gestão fiscal e confiabilidade.

O documento do ano anterior é tradicionalmente entregue em fevereiro do ano corrente. Os registros do Município de Lages foram julgados em 27 de agosto, aos quais dada publicidade em setembro em razão de ajustes.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), na proposta de voto nº: 1.118/2021, por intermédio do conselheiro, relator César Filomeno Fontes, apresentou o seguinte posicionamento: “Emite parecer recomendando à Egrégia Câmara Municipal de Lages a aprovação das contas anuais do exercício de 2020 do prefeito daquele município.” A decisão completa está esmiuçada em mais de 580 páginas, com resumo.

O Ministério Público de Contas (MPC), em seu parecer nº: 1.670/2021, expressa a seguinte conclusão, pela procuradora-geral de Contas, Cibelly Farias: “O Ministério Público de Contas (…) manifesta-se pela emissão de parecer recomendando à Câmara Municipal a aprovação das contas da Prefeitura Municipal de Lages, relativas ao exercício de 2020.” O teor íntegro do seu parecer está exposto em mais de 560 páginas.

O MPC realiza o exame de contas no âmbito legal e o TCE no aspecto contábil. Ambos os pareceres são destinados a cada cidade averiguada.

Algumas ressalvas e pequenas correções e ajustes tangentes ao Município de Lages foram providenciados e feitos à época. Nos casos de rejeição de contas, o prefeito e seus grupos técnicos estão sujeitos a penalidades pela geração de déficits orçamentários para os próximos meses ou gestões. Uma falta grave que pode prejudicar, entre outros, a candidatura à reeleição. O passo subsequente à aprovação das contas de 2020 de Lages com os pareceres favoráveis compreende a votação pelo Poder Legislativo.

Referências averiguadas  

As tônicas e argumentos incluídos no relatório da prefeitura permeiam todas as alíneas de contabilidade do Município, com exame de tópicos, como transferências financeiras recebidas e concedidas, saldo patrimonial financeiro, Regime Próprio de Previdência Social, recursos para manutenção e desenvolvimento da Educação Básica – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Conselhos Municipais e políticas públicas municipais. Todos os investimentos e gastos são explanados, cujas fontes são recursos próprios, emendas parlamentares e financiamentos, assim como pagamentos de remunerações/salários de servidores, encargos e dívidas.

O pacote de itens está constituído de obrigações regimentadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Federal Complementar nº: 101/2000), em que está considerada a obediência à execução dos índices mínimos para as áreas de saúde e educação. O cumprimento constitucional de 15% para o segmento da saúde, 25% para a educação e 95% do Fundeb. Lages aplica investimentos bem acima das determinações da legislação: No período do relatório, 17,20% em saúde, fora os recursos financeiros para as operações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19); 35,83% em educação, e 99,23% ao Fundeb. “Mesmo com a pandemia ficamos acima dos 15% em saúde, pois vieram muitos recursos do Governo Federal exclusivamente para o combate e prevenção à doença em Lages, e estes ficam fora deste cálculo”, recorda o secretário Antonio Cesar Arruda. Enfoques da prefeitura de Lages estão inclinados à infraestrutura e mobilidade urbana, com asfaltamento de ruas e à qualificação profissional da comunidade para inserção no mercado de trabalho.

O que é a Lei de Responsabilidade Fiscal?

ALei de Responsabilidade Fiscal (LRF – Lei Federal Complementar nº: 101, de 4 de maio de 2000) é um diploma legal brasileiro que regulamenta a utilização de recursos públicos. Estabelece, em regime nacional, parâmetros a serem seguidos relacionados ao gasto público de cada ente federativo (Estados e municípios) brasileiro.

Os seus mecanismos buscam fazer com que os governantes controlem seus gastos, respeitando limites de despesas e cumprindo metas orçamentárias. Lei salutar para a manutenção do equilíbrio das contas públicas.

A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições tangentes à renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em restos a pagar.

As restrições orçamentárias visam preservar a situação fiscal dos entes federativos, de acordo com seus balanços anuais, com o objetivo de garantir a saúde financeira de Estados e municípios, a aplicação de recursos nas esferas adequadas e uma boa herança administrativa para os futuros gestores. Entre seus itens está previsto que cada aumento de gasto precisa vir de uma fonte de financiamento correlata e os gestores precisam respeitar questões relativas ao fim de cada mandato, não excedendo o limite permitido e entregar contas saudáveis para seus sucessores.

Um dos mais fortes instrumentos de transparência em relação aos gastos públicos, indicando os parâmetros para uma administração eficiente, a LRF brasileira se inspirou em outros exemplos bem sucedidos ao redor do mundo, como Estados Unidos (EUA) e Nova Zelândia.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Foto: Divulgação

Share this:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Print

Like this:

Like Loading...
Tags: AdministraçãoCâmara de VereadoresContasPrefeitura de Lages
Previous Post

Covid-19: Ministério da Saúde divulga orientações para vacinação de crianças de 3 a 5 anos

Next Post

Locação de soluções educacionais é opção eficiente e versátil para escolas revolucionarem o ensino com tecnologia

Next Post
Locação de soluções educacionais é opção eficiente e versátil para escolas revolucionarem o ensino com tecnologia

Locação de soluções educacionais é opção eficiente e versátil para escolas revolucionarem o ensino com tecnologia

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

No Result
View All Result

Artigos recentes

  • Evento vai reunir comunidade nipônica em Lages, no Mercado Púbico
  • Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares
  • Com hat-trick de Giy Costa, Leoas da Serra derrota Female e se recupera na Liga Feminina de Futsal
  • Fusca da PRF recebe premiação em evento na Serra Catarinense
  • Ação conjunta PRF, PM e GAECO apreende drogas, armas e cigarros no oeste de SC

Comentários recentes

  • carlos roberto biazus waltrick em 1º Batalhão Ferroviário inicia seleção complementar de recrutas
  • ivonete batagelo em Vídeo: filhote de Bicho-preguiça parece agradecer depois de ser salvo de possível atropelamento
  • Maurício Júnior em Banco do Emprego, da Prefeitura de Lages, auxilia grande indústria na contratação de 100 trabalhadores
  • Ana Lucia dos Santos em Prefeitura de Florianópolis oferece atividades gratuitas na Piscina Pública da Passarela Nego Quirido
  • Eliane Audibert em Sebrae de Lages forma nova turma de “Empretecos”

Arquivo

  • Agosto 2022
  • Julho 2022
  • Junho 2022
  • Maio 2022
  • Abril 2022
  • Março 2022
  • Fevereiro 2022
  • Janeiro 2022
  • Dezembro 2021
  • Novembro 2021
  • Outubro 2021
  • Setembro 2021
  • Agosto 2021
  • Julho 2021
  • Junho 2021
  • Maio 2021
  • Abril 2021
  • Março 2021
  • Fevereiro 2021
  • Janeiro 2021
  • Dezembro 2020
  • Novembro 2020
  • Outubro 2020
  • Setembro 2020
  • Agosto 2020
  • Julho 2020
  • Junho 2020
  • Maio 2020
  • Abril 2020
  • Março 2020
  • Fevereiro 2020
  • Janeiro 2020
  • Dezembro 2019
  • Novembro 2019
  • Outubro 2019
  • Setembro 2019
  • Agosto 2019
  • Julho 2019
  • Junho 2019
  • Maio 2019
  • Abril 2019
  • Março 2019
  • Fevereiro 2019
  • Janeiro 2019
  • Dezembro 2018
  • Novembro 2018
  • Outubro 2018
  • Setembro 2018
  • Agosto 2018
  • Julho 2018
  • Junho 2018
  • Maio 2018
  • Fevereiro 2018
  • Janeiro 2018
  • Dezembro 2017
  • Novembro 2017
  • Outubro 2017
  • Setembro 2017
  • Agosto 2017
  • Julho 2017

Categorias

  • Cidade (3.068)
  • Cultura (300)
  • Educação (731)
  • Esportes (1.109)
  • Gadgets (5)
  • Geral (3.550)
  • Manchete (4)
  • Meio Ambiente (55)
  • Pela Serra (627)
  • Pelo Estado (3.144)
  • Pelo Mundo (28)
  • Pelo País (1.606)
  • Política (2.225)
  • Saúde (1.381)
  • Segurança (72)
  • Sem categoria (11)
  • Uncategorized (248)
  • Variedades (290)
  • Video (13)
Vídeo
  • #849 (sem título)
  • Blog Full Width
  • Blog Left Sidebar
  • Blog Right Sidebar
  • Busca
  • Colunista
  • Colunistas
  • Contato
  • Emprego em Lages
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6
  • Home 8
  • Home Ads
  • Lages Hoje
  • News
  • Politica de Privacidade
  • Post Block List
  • Post Grid
  • Post Grid 2
  • Post Slide
  • Post Tab
  • Sample Page
  • Social Widgets
  • Ultimas Noticias
  • XML Destaques
  • Sobre
  • Contato

© 2019 - Lages Hoje - Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Sobre
  • Geral
  • Cidade
  • Política
  • Pelo Estado
  • Saúde
  • Parceiros
    • Paulo Chagas
    • São Joaquim Online
    • Edson Varela
    • Olivete Salmória
    • Milton Barão
  • Emprego em Lages

© 2019 - Lages Hoje - Todos os direitos reservados

%d bloggers like this: