Associação Tramatusa de Lages foi a única escolhida entre 700 inscrições em Santa Catarina
O Ministério do Empreendedorismo (MEMP), em parceria com ApexBrasil, Ministério das Mulheres, tendo o Sebrae como coordenador, participam da Expoartesanias 2024, maior feira internacional de artesanato da América Latina, entre os dias 4 a 17 de dezembro, em Bogotá, na Colômbia. Este ano, o pavilhão brasileiro tem como foco exclusivo a promoção do artesanato produzido por mulheres, destacando a riqueza e a diversidade do trabalho feminino no setor.
Em Santa Catarina, a arte da Associação de Artesanato Tramatusa, de Lages, foi a única escolhida, entre outras 700 inscrições no Estado. O trabalho passou por um criterioso processo de seleção, até ser o escolhido. Ainda conforme os requisitos da organização, foram enviadas apenas cinco peças através da ApexBrasil, uma empresa de exportação, contando também com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Conforme disse a secretária da Associação, Sandra Cunha Leite, é um orgulho enorme. Pois, de todo o Estado, é a entidade de Lages a única a estar presente no evento. O trabalho está exposto num estande, em meio às artes de todo o Brasil e de outros países latino-americanos. “Trata-se de uma feira muito importante para as lageanas, enquanto Associação, que trabalha valorizando a sustentabilidade, no uso de resíduos fita tusa. É um processo demorado, mas a gente está conseguindo expandir para o mundo”, salienta Sandra.
A participação da Associação Artesanato Tramatusa de Lages nas exposições dentro e fora do país, tem sido possível graças às parcerias da @PAB; @Klabin; AplexBrasil; @Prefeituradealges; @Sebrae; @paulochagasvargas, entre outros.
Expoartesanías 2024
Expoartesanías é uma feira de artesanato latino-americana que procura promover a preservação do artesanato tradicional latino-americano. Nela são exibidos o grande trabalho dos artesãos e as suas criações, que representam as diversas culturas e tradições das diferentes regiões e países. O evento cria oportunidades para os artesãos, visando contribuir para o desenvolvimento desse setor econômico na América-latina.
Fotos: divulgação
Assessoria de Imprensa Sebrae Serra
Show