O secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Cézar Ribeiro, apresentou à Frenlogi detalhes do novo plano nacional para o desenvolvimento ferroviário do Brasil.
A reunião contou com a presença do membro da Frenlogi, o senador Zequinha Marinho (PODEMOS/PA); do diretor de Relações Institucionais da Frenlogi, Edinho Bez; da diretora de Relações Governamentais do IBL, Bruna Nascimento; do analista de Relações Institucionais e Governamentais da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Ronaldo Melo; do superintendente de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Alessandro Baumgartner, entre outros representantes.
O Plano Nacional de Ferrovias (PNF) é uma iniciativa do governo para expandir e modernizar a malha ferroviária brasileira, fortalecendo a logística de transporte de cargas e, em alguns casos, de passageiros. O projeto busca atrair investimentos privados por meio de concessões, parcerias público-privadas (PPPs) e outras modalidades, reduzindo a dependência do transporte rodoviário e tornando a infraestrutura mais eficiente e sustentável.
A concepção do plano, informou o secretário, foi motivada pela greve dos caminhoneiros em 2018, que paralisou o país por 10 dias, entre 21 e 30 de maio, evidenciando a necessidade de diversificação e fortalecimento dos modais de transporte. Para otimizar a expansão ferroviária, o secretário apresentou à Frenlogi um modelo de planejamento baseado em quadrantes, visando organizar estrategicamente o desenvolvimento da malha ferroviária em diferentes regiões do país.
Durante a apresentação, Leonardo Cézar Ribeiro destacou os principais projetos ferroviários em andamento. Entre eles, a Ferrogrão, que conectará a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Pará; a Ferrovia de Integração Centro-Oeste/Oeste-Leste (Fico/Fiol), cuja concessão está em processo de audiência pública aprovada recentemente pela ANTT; e a Malha Oeste, que liga Corumbá (MS) a Mairinque (SP). Também foi mencionada a Malha Sul, que atravessa os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, abrangendo aproximadamente 7.223 km e 276 municípios.
Com o novo Plano Nacional de Ferrovias, a expectativa é que, por meio de investimentos privados e planejamento estratégico, o setor ferroviário ganhe protagonismo na logística nacional, reduzindo custos e impulsionando o desenvolvimento econômico e logístico do país.
Assessoria de Imprensa da FRENLOGI