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A Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura e Logística do Congresso Nacional – Frenlogi – apoia a implementação da BR-438

Paulo Chagas por Paulo Chagas
Junho 17, 2025
in Geral
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A Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura e Logística do Congresso Nacional – Frenlogi – apoia a implementação da BR-438

Ponte das Goiabeiras em pleno funcionamento. A obra foi construída pelo Governo de SC / Foto: divulgação

A conhecida ‘Rota Caminhos da Neve’ interligará Florianópolis (SC) a Gramado (RS), consolidando a integração das Serras Catarinense-Gaúcha.

O Diretor-Institucional da Frenlogi, Edinho Bez, representará, na Audiência Pública, do dia 20 de junho, às 14h, no São Joaquim Park Hotel, na serra catarinense, mais de 300 parlamentares, senadores e deputados que compõe a entidade que agrega oito Câmaras Temáticas, a saber: Presidente, senador Wellington Fagundes (PL-MT); vice-presidente,  dep. Diego Andrade (PSD-MG), CT  Rodoviária;  dep. Júlio Lopes, CT Aeroportuária; dep. Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), CT de Armazenagem; senador Marcelo Castro (MDB-PI), CT de Energia, Petróleo e Gás; dep. Pedro Uczai (PT-SC), CT Ferroviária; dep. Rubens Otoni, CT de Mobilidade Urbana; dep. Carlos Chiodini (MDB-SC), CT de Portos e Hidrovias;  e a senadora professora Dorinha (União-TO) CT de Telecomunicações.

História

A BR-438 faz parte do caminho primitivo do Século XVIII que interligou a Colônia do Sacramento (atual Uruguai) à São Paulo. A região do Passo da Cadeia, nas proximidades da Ponte das Goiabeiras, sobre o Rio Pelotas, está na área de influência da rodovia. A implementação de infraestrutura entre Bom Jesus – RS e São Joaquim – SC complementará o caminho histórico consolidando um dos mais importantes roteiros turísticos do Brasil.

Em abril de 1966, o Jornal Correio Riograndense já noticiava o projeto de ligação entre os dois estados pelo Passo da Cadeia. Passados 59 anos, a expectativa pela concretização dessa conexão histórica permanece sem a devida atenção dos governos estaduais e federal e, embora precária, oferece uma alternativa viária à BR-101 e à BR-116.

Quando concluída, a BR-438 deverá registrar um fluxo estimado entre dois e três mil veículos por dia, com impacto econômico anual superior a R$ 200 milhões nos municípios diretamente beneficiados.

A integração da BR-438 e da BR-486 formará um corredor logístico que ligando a Região Serrana aos portos de Itajaí-Navegantes promovendo significativa redução de custos no escoamento da produção regional e fortalecendo investimentos no setor turístico.

A nova rodovia encurtará em mais de 100 km a distância entre os dois mais destacados polos indutores de turismo do sul do país, oferecendo uma alternativa logística estratégica e impulsionando o turismo regional.

O DNIT já finalizou o planejamento da BR-438. A expectativa da comunidade é de que, durante a Audiência Pública, seja anunciada a licitação do trecho gaúcho, que vai desde a BR-285 até a Ponte das Goiabeiras, totalizando cerca de 40,7 km.

Apoio

Segundo informou o coordenador do Grupo da BR-438, Jaziel de Aguiar Pereira, “a Secretaria de Logística e Transportes do RS concluiu o Parecer Técnico para que o Governador assine o pedido de inclusão da BR-438 no PAC. O documento ainda passará por alguns tramites internos até chegar na mesa do Governador”. Jaziel. Também afirmou ter “solicitado prioridade no encaminhamento oficial deste documento para que se possa anunciar o apoio do governador gaúcho, Eduardo Leite, no dia da Audiência Pública, na próxima sexta-feira (20)”, conclui.

Em Santa Catarina, o trecho correspondente é identificado como SC-114. Espera-se que o Governo Catarinense, assine a ordem das obras para a conclusão dos 10,3 km restantes até a divisa com o Rio Grande do Sul. As obras estão paralisadas desde 2018, e a comunidade está aguardando a assinatura da Ordem de Serviço.

Em março de 2025, o Ministério do Turismo encaminhou à Casa Civil uma Nota Técnica atestando que a BR-438 atende a todas as diretrizes para inclusão no PAC Projetos. Todos os Senadores de SC e RS também já assinaram uma moção em apoio à medida. Cabe agora ao Ministério dos Transportes a emissão do Parecer Técnico, outro documento importante que é aguardado na Audiência Pública.

Ações

Três ações fundamentais podem ser anunciadas no próximo dia 20: A Licitação do trecho gaúcho; A Ordem de Serviço para conclusão da SC-114; E a inclusão da BR-438 no PAC Projetos. Juntas, essas medidas promoverão a integração logística entre os estados, a redução de custos no escoamento da produção e, principalmente, o fortalecimento do turismo na região.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo da BR-438 – Fotos: Divulgação

Tags: BR-438Congresso NacionalFRENLOGIFrente Parlamentar MistaimplementaçãoInfraestrutura e LogísticaMancheteRota Caminhos da Neve
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