A Prefeitura de Lages mobilizou equipes e equipamentos para a limpeza de ruas e avenidas atingidas pelas enxurradas e alagamentos provocados pelas chuvas intensas desta quarta-feira (4 de novembro). Os trabalhos foram realizados pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Secretaria de Serviços Públicos e Batalhão de Bombeiros Militar, com o objetivo de restabelecer as condições de segurança e circulação nas vias públicas.
Em alguns pontos da cidade, foi necessária a interdição temporária do trânsito de veículos devido à grande quantidade de lama e resíduos acumulados sobre as pistas. Para a execução dos serviços, foram utilizados caminhões hidrojatos, minicarregadeiras e caçambas, responsáveis pela remoção e transporte do material.
No final da tarde desta quarta-feira (4), a prefeita Carmen Zanotto acompanhou pessoalmente os trabalhos das equipes e destacou a atuação integrada dos órgãos municipais e das forças de segurança na resposta aos danos causados pelas chuvas.
“Desde os primeiros registros de ocorrências, nossas equipes estão nas ruas atendendo a população e trabalhando para reduzir os transtornos provocados pelas chuvas. É uma atuação conjunta das secretarias municipais, Defesa Civil e forças de segurança, com ações imediatas para garantir a segurança das pessoas e recuperar as condições de circulação nas vias atingidas. Nossa prioridade é cuidar da população e dar uma resposta rápida às situações de emergência”, destaca.
Limpeza de córregos, riachos e galerias
Além dos serviços nas ruas e avenidas, equipes da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos realizaram a retirada de galhos, madeiras e outros materiais acumulados em córregos, riachos e galerias de drenagem.
Os resíduos foram arrastados pela força das enxurradas e podem comprometer o escoamento da água, aumentando o risco de novos alagamentos. A limpeza busca desobstruir esses pontos e melhorar as condições de drenagem, especialmente diante da possibilidade de novas chuvas.
Atenção às interdições e sinalização de trânsito
A Prefeitura orienta os motoristas a respeitarem a sinalização e as interdições temporárias nas vias onde estão sendo executados os serviços de limpeza. A recomendação é evitar esses trechos, principalmente nos horários de maior movimentação do trânsito, buscando rotas alternativas sempre que possível.
A presença de lama sobre o pavimento pode deixar a pista escorregadia e aumentar o risco de acidentes. Por isso, as interdições são necessárias para garantir a segurança dos condutores, pedestres e profissionais envolvidos nos trabalhos.
Texto: Ari Junior
Fotos: Lucas Centenaro e Coordenação de Proteção e Defesa Civil/Divulgação