A empresa foi agraciada com a entrega de placas e diplomas em razão da passagem dos 50 anos de história
A noite de quarta-feira (27) a passagem dos 50 anos da Transul foi marcada por lembranças e valorização, durante sessão solene promovida pela Câmara de Vereadores. Dois diferentes vídeos apresentados incialmente, contaram a trajetória da empresa de transporte urbano em Lages, e mostraram os inúmeros depoimentos de funcionários que nela trabalham por muitos anos. Histórias de vida que simbolizam a trajetória profissional de muitos deles. A sessão, aprovada por unanimidade foi iniciativa dos vereadores João Chagas e Gerson Omar dos Santos.
Funcionários, autoridades e demais convidados lotaram as dependências do plenário Nereu Ramos. A represente do executivo, a secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, Marli Nacif relembrou momentos do passado da empresa e salientou a harmonia entre a Transul e o poder público, sem a existência de reclamações de ambos os lados. Pois, segundo afirmou, são partes que ajudam fazer uma Lages melhor. Os vereadores proponentes, também relataram ocasiões nos tempos em que muito utilizaram o transporte coletivo, inclusive, que ajudou na própria formação profissional, com deslocamentos de casa para a escola e da escola para o trabalho, como bem disse o vereador Gerson.
O diretor administrativo da empresa, Humberto Arantes reforçou o esforço para a garantia da qualidade dos serviços com a adoção de diversos procedimentos operacionais atualizados. Entre as adequações às novas tendências tecnológicas foram implantados wife e câmeras nos ônibus, e pretende substituir os validadores da bilhetagem eletrônica, pela aquisição de créditos via internet e aplicativo para possibilitar a localização em tempo real dos ônibus, pelos usuários. “Temos uma equipe harmônica e bem treinada. Há entre nós e a comunidade uma perfeita sintonia e reconhecimento”, salientou.
Crise histórica
Humberto Arantes relatou ainda que o setor de transporte coletivo, em todo o país, passa por uma crise histórica, em consequência da queda acentuada de passageiros. Em Lages não é diferente. Ele justifica afirmando que a queda de passageiros se deu pelas políticas de incentivo e financiamentos de automóveis e motocicletas a longo prazo, e o aumento da gasolina, muito inferior ao do diesel. Com o advento da crise em 2014, a demanda de passageiros em Lages encolheu mais de 34% nestes últimos cinco anos.
Somando os insumos e demais condicionantes a idosos, professores e estudantes os fatores pesam no preço final da tarifa. Porém, esses benefícios poderiam ser custeados por fundos de assistência social e pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação, o que reduziria o valor da tarifa, em torno de 12%. Outro caminho, seria a aprovação da CID municipal. “O transporte público passou a respirar com a ajuda de aparelhos, e que corre o risco de entrar em colapso, e caso não seja feito algo sério, o sistema todo vai despencar”, ressaltou.
Histórico da Transul
A TRANSUL foi fundada em 26 de março de 1969 e tem como atividade, o transporte urbano de passageiros, operando em todos os bairros da cidade, com 30 linhas, percorrendo aproximadamente 258.000 km e transportando em média 480.000 passageiros por mês. Presta também, serviço de transporte de funcionários para grandes empresas lageanas. A Empresa é comprometida com a melhoria do transporte coletivo municipal, primando sempre pela renovação da frota e melhorias do seu pessoal e de suas instalações.
Para realizar este serviço conta com uma frota de 68 ônibus e 261 funcionários, e está instalada em 7.900 metros quadrados de área construída no Bairro Conta Dinheiro, onde se localiza a Administração, Controle de Tráfego, Manutenção e Garagem.
Conta também, com a estrutura no terminal urbano de Controle de Tráfego e com o Belalages. A Transul sempre orientou suas ações na busca da qualidade e para isto investe permanentemente na renovação da frota, na formação e treinamento do pessoal.
Histórico da qualidade
Em 1996 a empresa implementou o Programa de Qualidade Total, visando melhorar seus processos de forma metódica e técnica, além de buscar um diferencial para o cliente e a comunidade. Nesta nova fase, o colaborador e os passageiros, adquiriram importância essencial para a Transul, o primeiro pela busca constante de motivação, satisfação e realização, pela promoção de eventos, visando a integração e a consolidação dos objetivos da empresa, através da comunicação clara, precisa e disponível quando solicitada, bem como da melhoria das condições de trabalho. O segundo, pelo reflexo das ações planejadas junto ao colaborador, bem como da melhoria constante de todos os serviços da empresa para a satisfação constante destes.
Assessoria de Imprensa
E-mail: [email protected]
Fone: (49) 99148 4045