No dia 23 de junho de 2019, Lages via uma equipe local ganhar o mundo. Terra destacada pela trajetória política de nomes como Nereu Ramos, único catarinense presidente da República, a cidade dos “bois de botas” se rendia a um time de futsal feminino em um ginásio Jones Minosso completamente lotado, além de milhares de pessoas ao longo do país que acompanhavam o jogo nas transmissões de rádios e TV’s.
Com contornos dignos das grandes decisões do esporte, o jogo foi para prorrogação, onde brilhou a estrela da melhor jogadora do mundo: Amandinha Lyssa, líder de uma constelação de craques que desfilam seu talento em quadras lageanas. O resultado foi o esperado por quase 160 mil locais: Leoas da Serra campeã mundial de futsal.

Dois meses depois, mais um reconhecimento veio a estas atletas de elite do esporte mundial. O Poder Legislativo Lageano promoveu nesta quarta-feira (28) uma sessão solene em homenagem à conquista. A proponente é a única vereadora da Câmara de Lages: Aida Hoffer (PSD). Licenciada por um período de 45 dias, Aida foi representada na solenidade pelo edil Jean Pierre Ezequiel (PSD), que fez questão de transmitir os votos da vereadora de que as Leoas podem contar sempre com ela e com esta Casa Legislativa.
Para Jean, os títulos conquistados por elas representam mais do que troféus, refletindo o esforço e a garra de todos os lageanos e o carinho que a cidade tem para com estas mulheres. O vereador também destaca que as Leoas oxigenam o esporte não só em Lages, mas em todo o país, principalmente pelo fato de que os resultados vão além das quadras. “É a esperança, esse é o verdadeiro troféu que elas trazem para Lages e para as mais de 400 meninas que participam do projeto social “Escola das Leoas”, espalhado em dez polos pelos bairros da cidade. Crianças que enxergam no esporte e em vocês a esperança de um futuro melhor. Obrigado em nomes de todos os lageanos e lageanas por nos representar tão bem”, disse Jean Pierre.

Poder público deve investir mais um milhão no esporte em 2020
Presidente da Associação Leoas da Serra, Giane Ferreira foi uma das primeiras atletas a acreditar no projeto. Para ela, o principal feito da equipe é ter dado visibilidade ao esporte, servindo de exemplo para inúmeras meninas ao redor do país. “O poder de transformação do esporte é incrível, no projeto vemos meninas que sonham em jogar bola, mas mesmo que não se tornem profissionais, já saem de casa com um sorriso diferente por estar juntos com estas atletas que representam tão bem o futsal brasileiro. O esporte é poderoso e pode salvar vidas”, afirma.
Outro legislador que se manifestou na sessão foi Mauricio Batalha Machado, apoiador desde o início do projeto. Ele contou que no fim de 2012, início de 2013, achou maluca a ideia do advogado Maurício Neves de Jesus e do jornalista Patrick Cruz a da retomada do Inter de Lages e, principalmente, a criação de uma equipe feminina para representar a cidade. Mas, além deles, outros tantos acreditaram nessa ideia, tanto que o vereador fez questão de agradecer os patrocinadores e o poder público pelo auxílio dado às Leoas.
Mauricio ainda expôs a intenção dos vereadores em destinar ao menos R$ 500 mil do orçamento da Câmara Municipal para o esporte, exemplo que também deve ser seguido pela administração municipal, que promete investir o mesmo aporte financeiro do Poder Legislativo a fim de desenvolver o esporte de base e de alto rendimento em Lages.
Representando o Governo do Estado na solenidade, o comandante dos Bombeiros, Edson Tadeu Steinck se disse honrado por fazer parte de tal ato. Formado em Educação Física, ele ressalta as conquistas das Leoas, citando que no esporte já é difícil conquistar um Jocol, quem dera o país e o mundo como fizeram. “Parabéns pela garra, dedicação e esforço, tomara que recebam o apoio e o incentivo para continuar e possam brilhar cada vez mais. Que Deus as proteja e ilumine para que tenham o melhor caminho”, comenta.
Atletas que jogaram a decisão contra o Atletico Navalcarnero (Espanha):
3×1 tempo normal (Greice 2 e May 1 – Leoas / Maria Navarro 1 – Atletico)
2×1 na prorrogação (Amandinha 2 – Leoas / Greice contra 1 – Atletico)
Leoas da Serra: Duda Suchek, Amandinha, Diana, Greice e Giy. Entraram: Luiza, Tiga, Rúbia, Bella, Petuxa, Bebel, May, Juba e Jhennif. Técnico: Anderson Machado (Esquerda).
Lista de quem recebeu os diplomas de mérito na solenidade:
Atletas:
Adriana Aparecida Costa
Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo
Antonia Eduarda da Cruz Benites
Bárbara Ellen Araújo Damião
Diana Santos de Oliveira Mendes
Eduarda Caroline Suchek
Gislaine Ribeiro dos Santos Chagas
Gislene Costa
Izabelly Woellner
Mayara Fernanda de Almeida
Millena Pereira Borssatto
Rúbia Terezinha Ferreira Wasmann
Thais Amaral Fernandes Moreira
Valdineia Gomes Pereira
Vanessa Emily de Almeida Rodrigues
Comissão Técnica:
Alex Waltrick Ramos
Guilherme dos Santos Lima
Administração:
Presidente – Geane Ferreira de Jesus
Vice-presidente – Elusa de Fátima Camargo de Oliveira Machado
Suplente do Conselho Fiscal – Tamara Santos de Oliveira Mendes
Fotos: Deise Ribeiro e Nilton Wolff (Câmara de Lages)
Texto: Everton Gregório – Jornalista