Geral

Demolição do Colégio Aristiliano Ramos entra na reta final

Para finalizar a obra de demolição, a Rua Presidente Nereu Ramos precisou ser interditada na tarde desta quarta-feira, 13, para desligamento e retirada dos fios de energia elétrica localizados próximos do prédio anexo ao Colégio Aristiliano Ramos. O trabalho é realizado pela Celesc. O Corpo de Bombeiro também foi acionado para auxiliar os operários na segurança para retirada da estrutura de concreto da caixa d’água.

O coordenador do projeto Reuso da secretaria municipal de Assistência Social e Habitação de Lages, Fabrício Martins acompanha os trabalhos realizados por 12 operários da empresa contratada. A intenção é verificar o que pode ser aproveitado. “A maioria das madeiras está comprometida. O critério utilizado para o reaproveitamento do material foi a segurança. Não poderíamos retirar material correndo risco nessa operação e o Aristiliano estava interditado pela Defesa Civil”, explicou Martins.

A maioria do material que foi retirado pelos funcionários da prefeitura estava no prédio anexo, que será totalmente demolido na tarde desta quarta-feira. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação pretende aproveitar as madeiras em melhor estado para construção de um barracão em um terreno da própria secretaria para guarda de material. Os tijolos serão classificados e reaproveitados em floreiras e canteiros do município.

Após o término da demolição, prosseguem os trabalhos de limpeza do terreno. Calcula-se que mais de 5 mil metros cúbicos de restos de construção serão retirados do local, totalizando mais de 500 caçambas cheias, que estão sendo transportadas até uma área de triagem da empresa no bairro Morro Grande.

O ginásio de esportes, construído com blocos pré-moldados, será desmontado pela prefeitura de Lages, que reutilizará o material para construção de duas canchas de bocha no entorno do ginásio Jones Minosso. Esse trabalho será feito apenas quando o terreno estiver totalmente limpo. De acordo com empresa contratada, a previsão é de que esse serviço de limpeza seja concluído até a próxima quarta-feira, dia 20.

De acordo com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, o edital de revitalização do Centro de Lages já está em fase de elaboração. Os trabalhos de relocação da fiação elétrica e de telefone (aérea para subterrânea) deverão começar a partir de 15 de janeiro.

Informações e fotos: Cristiano Rigo Dalcin

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *