Educação

Com doação de livros do Fórum Nereu Ramos, Direito da Uniplac tem biblioteca própria

Os acadêmicos e docentes do curso de Direito da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) encerram o ano comemorando algumas conquistas. Entre elas está a conceituação quatro pelo Ministério da Educação (MEC). No quesito estrutura, recebeu a pontuação cinco, a máxima atribuída pelos avaliadores. Um dos espaços analisados foi preparado com o auxílio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina com a doação do acervo da biblioteca setorial do Fórum Nereu Ramos.

O curso de Direito da Uniplac tem mais de 30 anos de existência e, agora, uma biblioteca própria. A coordenadora, professora Aline Lampert Pagliosa, reforça que é raro universidades de menor porte terem ambientes específicos como este. “ Geralmente, as obras ficam numa biblioteca central. Nosso curso passa a ter esse diferencial em poder oferecer aos estudantes bibliografias de excelência, atualizadas e centralizadas num núcleo de práticas jurídicas ”.

Nas prateleiras da sala de estudos têm mais de 500 obras.  Elas já são acessadas pelos acadêmicos, mas o Centro Acadêmico pretende fazer uma campanha de divulgação para aumentar os números de visitas. “ Queremos tornar esse local uma espécie de laboratório para que nossa produção científica seja ainda maior”, reforça o presidente do CA, Gabriel Krahl, acadêmico da 6ª fase.

O TJSC contribui no processo de ensino. Há no mesmo bloco do Centro de Ciências Jurídicas da instituição uma unidade avançada de cooperação e outra do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Nas avaliações integrativas, os alunos fazem estudos em processos findos do Fórum Nereu Ramos.

Para o diretor do Fórum, juiz Leandro Passig Mendes, as ações dos magistrados brasileiros não se encerram no julgamento dos processos, realização de audiências e gestão de suas unidades. “Temos igualmente participação na vida e nas atividades acadêmicas das instituições de ensino, especialmente nos cursos de Direito. Nas unidades que funcionam em universidades, o aluno tem acesso à prática cotidiana do direito. Outro aspecto é a contribuição para o aperfeiçoamento dos estudantes com a doação de obras jurídicas para aprimoramento do conhecimento”.

Por Taina Borges – Assessoria de Imprensa do TJSC – Comarca de Lages

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

2.025 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>