Geral

Aeroporto Regional na pauta de reunião do Fórum das Entidades

O Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto foi pauta da última reunião de 2018 do Fórum das Entidades realizada nesta terça-feira, 04/12, na ACIL, e que contou com a presença do diretor de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, José Carlos Muller Filho, e da superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Marcia da Silva Santos que repassaram informações sobre o andamento das obras e homologação do aeroporto. Também estavam presentes o coordenador da Comissão Pró Voo, Anderson de Souza; o coordenador regional do Partido Social Liberal (PSL), Airton Amaral; o presidente do PSL em Lages, Fernando Sommariva; e o vice presidente Ronaldo Cordeiro.

O diretor de transportes informou que o aeroporto está em fase de homologação no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), em seguida, passará para homologação na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “A principio o aeroporto irá operar de forma visual, após 4 a 6 meses, deverá receber autorização para operar por instrumentos”, explicou. A superintendente da Infraero salientou que isso não será problema para fechar contrato com empresas aéreas, “com a homologação para voos visuais, é mais fácil encontrar uma empresa disposta a disponibilizar voos para o aeroporto. Leva cerca de seis meses até que a companhia finalize seu plano de voo e obtenha autorização para operar”.

De acordo com Muller, são dois os entraves para que o aeroporto de Correia Pinto entre em operação e que necessita do apoio das entidades: o trevo de acesso na BR 116 que, segundo a concessionária que administra a rodovia, há uma divergência no traçado; e a movimentação de terras ao lado da pista para voo instrumental.

Outro assunto que preocupa as lideranças é o contrato com a Infraero que vence em janeiro de 2019 e se não for renovado irá paralisar todo o processo novamente. Segundo o coordenador regional do PSL, ele já formalizou um pedido ao Governador eleito Carlos Moisés da Silva para que renove este contrato com a Infraero.

Quanto as outras demandas, o Fórum das Entidades irá fazer os encaminhamentos necessários no sentido de tentar resolver estas questões. 

Atenciosamente,

Related Posts

One comment on “Aeroporto Regional na pauta de reunião do Fórum das Entidades

  1. Claudio Lemes Louzada on said:

    O que é aeroporto regional? Na china e nos países desenvolvidos, aeroporto regional tem, entre outras tantas facilidades, pista de 2.500 x 45m em cimento Portland, porque só aeródromos são construídos de asfalto, onde a primeira manutenção asfáltica é em 4 anos e as de cimento Portland com 21 anos de uso. É um aeroporto projetado para receber o Airbus A320-NEO e o Boeing B737-MAX de 170 lugares. Os outros aeroportos Chineses têm pistas de 3.500 x 60m, e eles constroem e inauguram 4 desses aeroportos de categoria internacional a cada ano.
    Depois de anos e milhões gastos, a pista construída em Correia Pinto é de apenas 1.600 metros de comprimento (1.600 x 45m), ou seja, lamentavelmente só 70 metros maior que a da cidade de Lages.
    Em pleno século 21, também é inadmissível que um aeroporto como Correia Pinto seja inaugurado sem operação de voo por instrumento, ou com o rádio farol não direcional NDB, tecnologia desenvolvida em 1923 e infelizmente instalado em Correia Pinto ao custo de 1 milhão de reais, para servir de balizador ao voo por instrumento quando inaugurado. Dificilmente uma empresa aérea iniciará os voos em Correia Pinto operando somente voo visual ou com o equipamento NDB, também banido da moderna aviação. Melhor permanecer no aeroporto de Lages.
    Não precisa ser meteorologista para conhecer as restrições impostas por baixa visibilidade e teto na região, fatalmente afetarão os voos do aeroporto. Atualmente, o mínimo requisitado para o voo por instrumento é o GPS como no aeroporto de Lages, onde operam aeronaves turboélices de 70 lugares.
    Aeroporto sem voo por instrumento GPS ou de precisão ILS, não é aeroporto. É só mais um aeródromo com pouca ou nenhuma infraestrutura aeroportuária, ineficaz a aviação de linha regular.
    Saudações,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

2.001 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>